“Não consigo mais!” - Esgotamento emocional

Sentir exaustão física e emocional é cada vez mais comum, sobretudo associado a maiores exigências e pressões do dia-a-dia, seja no trabalho ou na vida pessoal, onde o stresse pode assumir muitas vezes o controlo, e desencadear, assim, uma forte sensação de mal-estar. Quantas vezes já mencionou: “Sinto-me exausto”, “Não consigo mais”, “Não aguento mais”? Psicologicamente, o que significa isto?

O esgotamento emocional é um processo complexo e que deve ser tratado com seriedade. Ainda que possa ser silencioso, uma vez que começa de forma discreta, ele é caracterizado por um conjunto de sinais e causas, que identificadas podem prevenir um estado emocional mais severo, como depressão, e facilitar o processo de tratamento.

Sinais de esgotamento emocional:

- sono pouco reparador (já acorda cansado e este cansaço vai piorando durante o dia);

- cansaço fácil e persistente;

- instabilidade emocional, com oscilações de humor;

- dificuldades de concentração e/ou queixas de memória;

- cefaleias e/ou problemas gástricos;

- quebra de rendimento no trabalho;

- desmotivação;

- anedonia: perda de interesse em atividades prazerosas;

- isolamento social;

- tristeza e pensamentos negativos recorrentes e persistentes.

 

Principais causas do esgotamento emocional:

- excesso de responsabilidade;

- perfecionismo;

- dificuldade em gerir as emoções;

- necessidade de agradar a todos;

- necessidade de controlar tudo;

- exigência pessoal.

 

Sugestões para gerir e lidar melhor:

- aprenda a ouvir-se e promova a autocompaixão – conectar-se consigo mesmo cerca de 15 min por dia, não sendo tão severo ou critico;

- reconheça que tem limites e que não consegue chegar a todo lado;

- concentre-se mais nas coisas positivas e agradáveis do dia-a-dia;

- passe tempo com os seus familiares e amigos;

- durma bem;

- pratique exercício físico regularmente;

- faça coisas que gosta e torne isso uma prioridade;

- evite fazer tudo ao mesmo tempo - crie uma lista de prioridades e vá concluindo as tarefas;

- faça um esforço para expressar as emoções, positivas e negativas – importante para o autoconhecimento;

- faça as pazes com a sua autoestima;

- faça psicoterapia.

 

Os sintomas de um quadro de esgotamento emocional podem, igualmente, estar relacionados com outras dificuldades ou perturbações mentais, e por isso, procurar ajuda será sempre uma ferramenta importante.

A equipa da Psiquiatria Positiva pode ajudar!

 

01 de julho, 2022